Hoje é Dia dos Professores: Celebre e agradeça a quem transforma o futuro com educação
- Johan Gabriel Oliveira Silva
- 15 de out. de 2024
- 2 min de leitura
O dia 15 de outubro é uma data para celebrar aqueles que transformam vidas, formam todos os outros profissionais e, principalmente, educam toda a cidadania

O deputado Jonas Reis do partido PT faz homenagem aos tutores, mestres e professores que fazem parte da vida de todos em nosso pais. O deputado ainda afirma que:
"O Dia do Professor deveria ser um momento de reconhecimento para aqueles que dedicam suas vidas à Educação. Contudo, há pouco a ser comemorado."
Mas o caso desses profissionais não é simples. Há casos em que os professores da rede estadual enfrentam uma defasagem salarial desde 2015. No governo Sartori, não houve reajuste, e, no governo Leite, os poucos reajustes não foram suficientes para recuperar o poder aquisitivo. Além da falta de reajustes que compensem as perdas inflacionárias, os professores estaduais ainda enfrentam o achatamento salarial e as péssimas condições de infraestrutura das escolas, o que torna a tarefa de ensinar cada vez mais desafiadora.
Mas Dia Dos Professores é Feriado?
O Dia do Professor, 15 de outubro, é um feriado escolar, não sendo considerado um feriado nacional.
Isso significa que, embora as escolas geralmente suspendam as aulas, essa decisão pode ser tomada pela própria instituição, por acordo coletivo ou, no caso de escolas públicas, por decreto de autoridades municipais ou estaduais. Em outros setores de trabalho, a rotina segue normalmente.

Quando começo a comemoração deste dia...
A data homenageia os professores, profissionais essenciais para a educação, e sua origem remonta ao decreto de d. Pedro I, emitido em 15 de outubro de 1827.
Esse decreto estabelecia diretrizes importantes para o Ensino Elementar no Brasil, como a criação de escolas de primeiras letras em todo o país e a regulamentação do salário dos docentes.
No entanto, o reconhecimento oficial da data só ocorreu em 1963, com o Decreto Federal nº 52.682, assinado pelo presidente João Goulart, que consolidou o dia 15 de outubro como feriado escolar e incentivou a realização de eventos que valorizassem a profissão docente.
Comments