top of page
Buscar

Terremoto Impacta Região Norte da Argentina: Detalhes e Consequências

  • Foto do escritor: Johan Gabriel Oliveira Silva
    Johan Gabriel Oliveira Silva
  • 21 de out. de 2024
  • 1 min de leitura

Neste domingo (20), um tremor de magnitude 5,7 foi registrado pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC), afetando principalmente a cidade de San Juan, capital da província homônima.



O evento sísmico ocorreu às 19h59, no horário local, que coincide com o fuso horário de Brasília, com o epicentro localizado a 74 quilômetros a noroeste de San Juan, próximo ao norte de Mendoza.


Até o momento, não há informações sobre danos significativos ou vítimas decorrentes do tremor. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) confirmou a ocorrência do terremoto e estima que a probabilidade de fatalidades seja muito baixa, considerando a densidade populacional da área e o tipo de construções presentes. Embora a maioria das estruturas na região seja projetada para resistir a tremores, ainda existem algumas construções vulneráveis, como aquelas feitas de tijolo de adobe e alvenaria de pedra.


Publicidade

 


 

O EMSC informou que o terremoto foi registrado a uma profundidade de 107,7 quilômetros. Além disso, outras atividades sísmicas foram relatadas nas horas anteriores ao grande tremor. O primeiro evento foi sentido às 00h49 na cidade de Camiña, no norte do Chile, com uma magnitude de 4,1. Em seguida, às 5h02, Vallenar, também no Chile, registrou um tremor de magnitude 4,7. Outro tremor foi identificado na cidade de Aguilar, no norte da Argentina, com magnitude de 4,6.



As autoridades locais permanecem atentas à situação, e a população é aconselhada a seguir as orientações de segurança em caso de novos tremores. A comunidade aguarda mais informações sobre a situação nas áreas afetadas e a possibilidade de réplicas.


Publicidade

 









 
 
 

Comments


bottom of page